Qual a diferença entre cirurgia bariátrica Sleeve e Bypass?

Saiba a diferença entre Sleeve e Bypass, as duas técnicas mais utilizadas pelos cirurgiões bariátricos atualmente.

O que é Bypass e Sleeve?
Bypass e Sleeve são duas técnicas cirúrgicas distintas indicadas para pessoas que desejam reduzir a fome e consequentemente eliminar peso. Essas são as técnicas mais utilizadas na realização das cirurgias bariátricas.

Qual a diferença entre Bypass e Sleeve?

Na Cirurgia Bariátrica Sleeve uma parte do estômago é retirada ao fazer o que é chamado de “costura mecânica”. É utilizado um tipo de grampeador que separa o tecido para remover uma grande curvatura do estômago, deixando somente um tubo fino e comprido que é chamado de Sleeve. Esse tubo dispõe de 80 e 100ml de capacidade.

No método Sleeve é retirado uma parte do estômago que é responsável pela produção de um hormônio que aumenta a sensação de fome, conhecido como Grelina. Essa técnica não intromete no desvio do intestino.

Portanto, a Cirurgia Bariátrica Sleeve impossibilita a capacidade do estômago de se estender e acomodar alimentos de forma excessiva, o que resulta em uma contenção de volume extra. Além disso, na Cirurgia Bariátrica Sleeve ocorrem algumas modificações da fisiologia do aparelho digestivo, que levam a efeitos metabólicos satisfatórios. Resumindo, a Cirurgia Bariátrica Sleeve é uma técnica que vem apresentando grande eficácia e alcançando cada vez mais sucesso no cotidiano dos cirurgiões bariátricos.

A Cirurgia Bariátrica Bypass ainda é utilizada em 75% dos casos. Mesmo que esteja perdendo espaço para a Cirurgia Bariátrica Sleeve, nos últimos anos, a Bypass tem suas indicações.

Assim como a técnica Sleeve, na Bypass também são usados grampeadores para a realização da “costura mecânica”, que tem como objetivo diminuir o tamanho do estômago e reduzi-lo a um reservatório de 20 a 30 ml de volume. Ou seja, é formada uma bolsa gástrica menor, e nela é conectado o intestino, ocorrendo então o desvio do trânsito intestinal no formato da letra Y, também conhecido como Y de Roux, que é composto por três alças, sendo elas:  Alça Alimentar, Alça Biliopancreática e Alça Comum.

A Cirurgia Bariátrica Bypass é uma técnica antiga, estudada há mais de 60 anos, que não foca somente na restrição do volume do estômago, mas também no desvio do intestino. Este procedimento gera efeitos metabólicos e alterações hormonais mais intensas em comparação à Cirurgia Bariátrica Sleeve.

A Cirurgia Bariátrica Bypass é considerada bastante eficiente, já que os pacientes costumam eliminar, em média, de 40 a 45% do seu peso inicial.

Esses são os fatores específicos de cada cirurgia. O que irá determinar qual o procedimento ideal para cada paciente é o seu quadro clínico, pois cada caso é um caso.

Quer saber mais sobre Cirurgia Bariátrica Sleeve e Bypass? Entre em contato conosco e agende uma consulta. O Dr. Nestor Bertin é especializado em cirurgia do aparelho digestivo com ampla experiência em procedimentos para tratar obesidade e doenças metabólicas associadas.

Referência:
Dr. Nestor Bertin

Também pode te interessar

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *