Como manter o peso após uma Cirurgia Bariátrica?

Manter o peso após uma Cirurgia Bariátrica parece ser uma tarefa fácil, porém não é bem assim. Saiba agora alguns dos motivos do ganho de peso após uma Cirurgia Bariátrica e como evitá-los.

A Cirurgia Bariátrica é um dos procedimentos mais procurados por pacientes obesos que desejam emagrecer. No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira Bariátrica e Metabólica, 15% deles tendem a ganhar peso novamente após o procedimento, mas sem voltarem ao seu peso inicial. É natural ocorrer casos de reganho de peso ao longo dos anos.

Muitas vezes, o motivo dos pacientes que passam pelo reganho de peso além do natural, é pelo abandono do tratamento após a cirurgia bariátrica. Nesses casos, é muito importante que as pessoas entendam que a cirurgia bariátrica não é uma cura para a obesidade, e sim uma alternativa que ajuda na perda de peso.

É de extrema importância que, no pós-operatório, o paciente continue em acompanhamento multidisciplinar com seu cirurgião, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e até mesmo profissionais da área de educação física. É super importante ser fiel aos tratamentos, caso contrário o paciente voltará a ganhar peso.

Em alguns casos específicos, pode ocorrer uma alteração da anatomia do estômago reduzido, que com o passar do tempo pode causar uma dilatação do mesmo. Se esse for o caso, pode ser feito um tratamento para diminuir o tamanho do estômago e com isso recuperar a saciedade. É indispensável, para manter o peso após uma cirurgia bariátrica, que o paciente siga o tratamento básico: dieta, atividade física regular, tratamento da ansiedade e dos distúrbios psicológicos.

Quer saber mais sobre como manter o peso após a Cirurgia Bariátrica? Entre em contato conosco e agende uma consulta. O Dr. Nestor Bertin é especializado em cirurgia do aparelho digestivo com ampla experiência em procedimentos para tratar obesidade e doenças metabólicas associadas.

Referência:
Dr. Nestor Bertin