A barriga é uma das partes do corpo em que as pessoas, acima do peso, dão mais importância. Porém, o que pouco se sabe é que a barriga nem sempre está volumosa pelos motivos usuais, como o exagero alimentar por exemplo. É importante saber que existem inúmeras outras possibilidades para diminuir o seu tamanho.
Primeiramente, é preciso entender que existe uma diferença entre uma barriga com excesso de gordura e uma barriga inchada.
Uma barriga inchada pode causar uma diferença visual bem maior do que uma barriga com excesso de gordura e, as vezes, o motivo de tal volume pode não ser causado pela gordura subcutânea ou visceral, e sim por um inchaço que acontece na região do abdômen.
O inchaço na barriga pode ocorrer por dois motivos:
Volume de gás concentrado no sistema digestivo e retenção de água na região.
Normalmente, o inchaço abdominal se dá por alimentos que o corpo não processa da forma correta, provocando acúmulo de gases e retenção de líquidos. A melhor forma de solucionar o problema da barriga inchada é remover os alimentos que podem estar causando este problema.
Veja abaixo quatro alimentos que implicam na retenção de líquido e acúmulo de gases, ocasionando o inchaço na barriga.
Chicletes: são um dos principais responsáveis pelo inchaço na barriga. Quando mastigamos, ingerimos uma grande quantidade de ar que se acumula dentro da barriga, acarretando o inchaço.
Feijão: você já deve ter ouvido por aí que o feijão é um dos alimentos que mais causam inchaço na barriga, e é verdade! Mas não é por isso que você deve deixar de consumi-lo, pois assim como outras leguminosas, o feijão é cheio de proteínas, nutrientes e fibras que fazem muito bem para a nossa saúde. A dica é deixá-lo de molho, por no mínimo 2 horas, trocar a água e só depois colocá-lo para cozinhar. Assim, você estará evitando o seu efeito causador de inchaço.
Café: parece ser inofensivo, mas não é! Ele não fica muito atrás quando o assunto é sobre alimentos que causam inchaço na barriga. A bebida pode hiper estimular o trato digestivo e provocar espasmos no intestino, ocasionando inchaço.
Leite: muitas pessoas são intolerantes ao soro, à lactose e à caseína, mas não sabem disso. Acabam consumindo essa bebida em excesso, o que pode acarretar no inchaço da barriga devido à inflamação da pele.
Agora que você já conhece alguns dos alimentos comuns do nosso dia a dia que causam inchaço na barriga, deve estar se perguntando se precisa remover, de uma vez, esses alimentos da sua dieta. A resposta é: claro que não!
Alguns desses alimentos trazem muitos benefícios para a nossa saúde. Além disso, o inchaço na barriga, na maioria das vezes, é temporário. Se você deseja evitá-lo em alguma ocasião específica, basta reduzir o consumo dos alimentos citados acima e aumentar a ingestão de água e sucos naturais com efeito diurético.
Referência:
Dr. Nestor Bertin