O paciente deve seguir uma dieta após a cirurgia bariátrica, para manter os resultados a longo prazo
Para muitas pessoas que lutam contra a balança ao longo da vida, a cirurgia bariátrica se tornou uma excelente opção para reduzir o peso e ganhar saúde. No entanto, é a dieta após a cirurgia bariátrica que vai ser determinante para o sucesso do procedimento a longo prazo.
Entenda um pouco sobre cada uma das etapas da dieta após a cirurgia bariátrica.
O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica reduz o tamanho do estômago, do intestino, ou de ambos, através de um procedimento cirúrgico com o objetivo de induzir o emagrecimento em pacientes que já tentaram perder o excesso de peso por maneiras mais convencionais, como dietas e o uso de medicamentos, mas não tiveram sucesso.
Apesar de o procedimento cirúrgico, por si só, ser capaz de reduzir o peso da pessoa, é fundamental seguir uma dieta após a cirurgia bariátrica e adotar um estilo de vida mais saudável para manter o peso a longo prazo.
Como a bariátrica ajuda o paciente?
A saúde física e mental do paciente é afetada positivamente com a cirurgia bariátrica. Através da perda de peso proporcionada pelo procedimento, a autoestima melhora, o que dá mais energia a ele, assim como ânimo para continuar na jornada do emagrecimento saudável.
Além disso, problemas de saúde que poderiam existir por conta da obesidade deixam de ser uma preocupação, o que costuma estimular ainda mais os pacientes a seguirem a dieta após a cirurgia bariátrica.
Fase de recuperação da bariátrica
Por conta do procedimento cirúrgico, o sistema digestivo precisa se adaptar ao seu novo tamanho, e a alimentação correta será fundamental nesse momento de mudanças na digestão.
A reeducação alimentar é fundamental na dieta após a cirurgia bariátrica. Levando em conta esse novo estilo de vida, existem dois momentos dessa dieta que serão enfrentados pelo paciente: a dieta líquida e a dieta sólida.
Cada etapa do pós cirúrgico e a dieta após a cirurgia bariátrica deve ser acompanhada pelos profissionais de saúde, que vão orientar o paciente sobre os alimentos que devem ser consumidos ou evitados em cada uma das fases.
Dieta após a cirurgia bariátrica
Fase 1 – Dieta Líquida Clara
Essa primeira fase acontece nos primeiros dias após a cirurgia e dura, em média, de três a dez dias. É quando o corpo precisa se reidratar e se readaptar com a ingestão de poucas calorias com alimentos líquidos.
Em média, 500 calorias são divididas em pequenas porções de 20 e 50 ml, que são introduzidas a cada 30 minutos para o maior conforto do paciente. Alguns alimentos que podem ser ingeridos são:
- Sucos coados sem frutas ácidas;
- Chás;
- Água de coco;
- Caldos de legumes coados.
Fase 2 – Dieta Líquida Completa ou Cremosa
Quando o trato digestivo já começou a se readaptar, é possível entrar com alimentos cremosos na dieta após a cirurgia bariátrica. Geralmente, essa etapa dura de 5 a 10 dias e conta com mais calorias que a fase 1. Podem ser ingeridos alimentos como:
- Leite;
- Iogurtes;
- Sopas coadas;
- Gelatinas.
Fase 3 – Dieta Pastosa
Essa fase costuma durar, em média, de 20 a 30 dias. É quando o paciente volta a mastigar, mas ainda não são alimentos consistentes. São permitidos alimentos pastosos e ricos em proteína, ainda evitando o consumo de alimentos mais gordurosos. Como exemplo de alimentos recomendados, temos:
- Purê;
- Legumes esmagados;
- Polenta;
- Caldo de feijão;
- Carnes magras desfiadas;
- Omelete.
Fase 4 – Dieta Branda
Quando a dieta após a cirurgia bariátrica chega nesta etapa, o paciente está pronto para se preparar para voltar a comer normalmente. No entanto, ainda é necessário ficar de 20 a 30 dias evitando gorduras e bagaços. São indicados:
- Arroz e legumes bem cozidos;
- Sopas;
- Carnes magras desfiadas;
- Frutas sem casca e sem bagaço.
Fase 5 – Dieta Normal
Após as quatro fases, o trato digestivo já está pronto para a reintrodução de uma dieta normal após a cirurgia bariátrica. Aqui, um profissional de nutrição acompanhará o paciente para indicar os alimentos sólidos mais nutritivos.
Entre em contato e saiba mais sobre a cirurgia bariátrica e outras informações com o Dr. Nestor bertin.
Referência:
Dr. Nestor Bertin