A combinação de bariátrica e remédio para emagrecer pode ser indicada em alguns casos.
Submeter-se a uma cirurgia bariátrica nem sempre é a garantia de que o emagrecimento será definitivo. Mesmo sendo uma das maiores preocupações de quem faz a cirurgia bariátrica, voltar a ganhar peso pode acontecer e os pacientes podem se perguntar se bariátrica e remédio para emagrecer combinam.
A resposta é: depende. Antes de combinar bariátrica e remédio para emagrecer, é preciso entender algumas questões multidisciplinares, como o que levou o paciente a engordar.
Ao tratar sobre bariátrica e remédio para emagrecer, também falaremos sobre:
- O que é cirurgia bariátrica?
- Cuidados após a cirurgia bariátrica;
- Engordar após cirurgia bariátrica;
- Paciente pode tomar remédio para emagrecer após a cirurgia bariátrica?
Continue a leitura e descubra, a seguir, se bariátrica e remédio para emagrecer combinam.
O que é cirurgia bariátrica?
Utilizada para o tratamento da obesidade, a cirurgia bariátrica é feita em casos em que o emagrecimento natural e lento, com exercícios físicos e reeducação alimentar, já não é a melhor opção para o paciente. Geralmente, ela é indicada em graus severos de obesidade.
O procedimento da cirurgia bariátrica consiste na redução de uma parte do estômago para que menos alimentos sejam armazenados ali. É como se a parte retirada do órgão fosse desativada e impossibilitada de armazenar os alimentos ingeridos. Também é possível que o intestino seja alterado para que os alimentos sejam ingeridos em uma quantidade ainda menor.
Apesar de proporcionar um emagrecimento rápido ao paciente, a cirurgia bariátrica deve ser acompanhada de um novo estilo de vida, com reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e atendimento psicológico, para que a perda de peso seja mantida a longo prazo.
Quando essas recomendações médicas são seguidas, dificilmente é necessário combinar bariátrica e remédio para emagrecer para que a perda de peso aconteça.
Cuidados após a cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica exige mudanças no estilo de vida do paciente e alguns cuidados especiais que devem ser levados por toda a vida. O pós-operatório envolve mudanças psicológicas, alimentares e nutricionais, fundamentais para que a perda de peso aconteça de maneira saudável e duradoura.
Quando o estômago é reduzido com a cirurgia bariátrica, o organismo deixa de absorver nutrientes como antes, o que faz com que algumas suplementações nutricionais sejam necessárias.
A quantidade de comida ingerida não deverá ser a mesma de antes, e a adequação da dieta com um profissional é indispensável. Além disso, o trato digestivo passa por uma fase de readaptação, o que leva tempo para ser entendido pelo organismo e pela pessoa.
Engordar após cirurgia bariátrica
Após um certo tempo da cirurgia bariátrica, é comum que o peso dos pacientes estabilize e eles comecem a sentir vontade de comer mais. Nesses casos, pode ser que eles voltem a ganhar o peso que perderam depois de fazer a cirurgia.
Outro fator que contribui para voltar a engordar depois da cirurgia bariátrica é a não adaptação a um estilo de vida mais saudável do paciente, que pode ter dificuldade para seguir a dieta prescrita e manter uma rotina de exercícios físicos. O lado emocional também deve ser levado em consideração, já que a mudança brusca de hábitos pode abalar psicologicamente o paciente.
Todos esses fatores podem levar o paciente a engordar e a pensar se bariátrica e remédio para emagrecer são uma boa combinação.
Paciente pode tomar remédio para emagrecer após a cirurgia bariátrica?
Quem se pergunta se bariátrica e remédio para emagrecer podem ser combinados pode estar enfrentando ganho de peso após a cirurgia. Nesse caso, o ideal é buscar a equipe multidisciplinar responsável pela cirurgia e buscar a orientação desses profissionais para voltar a emagrecer.
Com o apoio dessa equipe de saúde, o paciente será avaliado nutricionalmente, clinicamente e psicologicamente para que os motivos do ganho de peso sejam esclarecidos.
É possível que os médicos responsáveis acreditem que a combinação de bariátrica e remédio para emagrecer possa ser uma boa combinação. Nesse caso, os medicamentos poderão reduzir a fome ou dar mais saciedade ao paciente, o que o ajudará a perder peso novamente.
Entre em contato e saiba mais sobre a cirurgia bariátrica e outras informações com o Dr. Nestor bertin.
Referência:
Dr. Nestor Bertin