Saber como é feita a cirurgia bariátrica está entre as principais dúvidas de pacientes interessados no procedimento. A seguir, conheça 4 técnicas e as indicações do tratamento
Uma das principais dúvidas entre os pacientes interessados é saber como é feita a cirurgia bariátrica, mas antes dessa informação, outras questões devem ser ponderadas sobre esse procedimento, como tipos de intervenção e indicações.
A decisão pela cirurgia bariátrica deve ser feita com auxílio médico especializado, uma vez que se trata de uma opção com implicações cotidianas para toda a vida. A seguir, entenda melhor o tratamento, suas indicações e como é feita a cirurgia bariátrica.
O que é e quando é indicada a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica consiste em uma intervenção cirúrgica que altera o sistema digestivo, por meio da redução do estômago, para alterar o percurso do alimento, o que resulta em mudanças no processo de digestão e também reduz a absorção de calorias, colaborando na perda e controle de peso.
Trata-se de um tratamento invasivo, pois reduz a quantidade de comida tolerada pelo estômago, sendo que da mesma forma que altera a absorção de calorias, também reduz a capacidade de absorção de alguns nutrientes e minerais.
Dada à complexidade do tratamento, a cirurgia bariátrica só é indicada para pacientes que já tentaram outras estratégias para perda e controle do peso.
Em geral, a indicação para realização da cirurgia bariátrica é para os seguintes casos:
- Pacientes com IMC igual ou superior a 40, quando não existem comorbidades associadas, ou de 35 para mais quando outras doenças estão associadas, como diabetes, hipertensão, apneia e outras;
- Pacientes com comorbidades associadas à obesidade;
- Casos nos quais tentativas prévias de emagrecimento não apresentaram o resultado desejado.
Mesmo quando o paciente atende esses critérios, a avaliação individualizada é fundamental para alinhamento das expectativas e para verificar a segurança do tratamento.
Como é feita a cirurgia bariátrica?
A dúvida sobre como é feita a cirurgia bariátrica justifica-se pela existência de diferentes técnicas de redução do estômago, de forma que o procedimento cirúrgico pode ser realizado com protocolos diversos.
A definição de qual o tipo de cirurgia bariátrica que será realizada vai depender diretamente das particularidades do caso após avaliação especializada. Conheça a seguir como é feita a cirurgia bariátrica usando 4 técnicas.
By-pass gástrico
O by-pass gástrico é a técnica bariátrica mais realizada no Brasil, representando cerca de 75% das cirurgias de redução do estômago.
Nesse procedimento, parte do estômago é grampeada para reduzir o espaço disponível para o alimento e associa-se a um desvio do intestino inicial, resultando no aumento da produção de hormônios que promovem a saciedade de forma a garantir redução do apetite.
Gastrectomia vertical
A gastrectomia vertical, também chamada de Sleeve ou gastrectomia, é uma técnica bariátrica na qual a anatomia do estômago é alterada, adquirindo o formato de um tubo com capacidade para 80 a 100 ml.
Trata-se de uma técnica cirúrgica particularmente interessante para controle de alterações metabólicas, como diabetes, hipertensão e colesterol e triglicerídeos elevados.
Duodenal switch
O duodenal switch é uma cirurgia que reúne as técnicas de gastrectomia vertical e desvio intestinal promovendo a remoção de 60% do estômago, mas com manutenção da anatomia e fisiologia do órgão.
A técnica de desvio intestinal está mais associada à redução na absorção de calorias e nutrientes, levando a um emagrecimento que pode chegar a 75% a 85% do excesso de peso após o procedimento.
Banda gástrica ajustável
A técnica de banda gástrica ajustável consiste no uso de um anel de silicone inflável e ajustável colocado ao redor do estômago para controlar o esvaziamento do órgão. Trata-se de uma abordagem restritiva e menos comum atualmente.
Outro fator importante em como é feita a cirurgia bariátrica consiste na opção pela cirurgia laparoscópica, com a técnica sendo executada a partir de pequenas incisões no abdômen, sendo considerada menos invasiva, ou da técnica aberta (laparotomia).
A definição do tratamento e as informações sobre como é feita a cirurgia bariátrica devem ser conversadas com o cirurgião no planejamento cirúrgico, garantindo mais segurança e clareza quanto à técnica selecionada. Para saber mais, agende sua consulta com o Dr. Nestor Bertin.
Referência:
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica